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terça-feira, 27 de agosto de 2019

Rabiscos


Na capa do folheto com o portfólio do escritório de design Minale Tattersfield, fundado em 1964, o logotipo da empresa, um rabisco. "Espontânea e duradoura, precisa, mas versátil, específica, mas aberta a intermináveis interpretações, a natureza contraditória do rabisco continua a nos inspirar". Marcello Minale e Brian Tattersfield ● O designer gráfico suíço Ruedi Külling criou uma das mais simples e memoráveis marcas gráficas, usada em cartazes e em pequenos anúncios impressos da caneta Bic. Rabiscando o nome do produto com uma caneta esferográfica, a imagem descreve perfeitamente o objeto que a produziu. Sua campanha para a Bic ganhou Leão de Ouro no Festival de Publicidade de Cannes ● Contre-écriture de Roland Barthes: "Durante o ato de escrever, meu corpo frui do prazer de traçar, de talhar ritmicamente uma superfície virgem (virgem infinitamente possível). Este prazer deve ser muito antigo: séries de incisões regularmente espaçadas foram encontradas nas paredes de algumas cavernas pré-históricas. Já era a escrita? De forma alguma. Tais traços, sem dúvida, nada queriam dizer; mas seu próprio ritmo denotava uma atividade consciente, provavelmente mágica ou, mais amplamente, simbólica: o traço dominado, organizado, sublimado (pouco importa) de uma pulsão" ● Imagem oficial: Eu posso ser um indivíduo sem caráter. E sou. Posso não ser um indivíduo sem caráter. Mas sou. 
Capa folheto Minale Tattersfield Symbol / Logotype / Corporate Identity Portfolio, Londres, 1977 / Cartaz Bic, design © Ruedi Külling, 1962 (Richard Hollis, Design Gráfico: uma história concisa, tradução Carlos Daudt, Martins Fontes, 2001) / Contre-écriture, aquarela de © Roland Barthes (trecho do prefácio de Civilisation de l'écriture, 1976)