O uso simples e engenhoso de uma fotografia, o clássico retrato de família, e a combinação de diferentes padrões com pontos de retícula ampliados estruturam o cartaz The Screen Family, compondo um novo elemento visual em analogia com a renovação do Museu de Belas Artes, Le Locle, fechado por três anos para obras de modernização. O pôster foi desenvolvido por Clément Vauchez e Thomas Couderc, designers gráficos e fundadores do estúdio de design francês Helmo ● A escultura Nature Study, de Louise Bourgeois (1911-2010), chama a atenção para a sexualidade ambígua de sua criatura, que mais tarde a artista denominaria de "autorretrato simbólico". Os seios representam seu papel de nutrir como esposa e mãe de três filhos, enquanto as garras simbolizam a matriarca defendendo quem ela ama. Embora seja uma obra com narrativa extremamente pessoal para Bourgeois, temas como desejo, sexualidade, carinho e proteção são universais ● Em 1993, o então primeiro-ministro de Israel, Yitzhak Rabin (1922-1995) e o presidente da Organização de Libertação da Palestina (OLP), Yasser Arafat (1929-2004), chegam a um entendimento histórico com a assinatura dos Acordos de Oslo — esperança de paz que será de curta duração. "Cante uma canção pela paz, não sussurre uma oração", essa ressonância extraordinária deve ser sempre lembrada. O designer gráfico israelense David Tartakover, formado na Bezalel Academy of Art and Design de Jerusalém, produziu, por conta própria, uma série de pôsteres sobre aquilo que o incomoda, sobretudo o conflito Israelense-Palestino. Com o slogan United Colors of Netanyahu, um pastiche dos anúncios da empresa Benetton, exibindo uma fotografia da família Netanyahu de férias em Nova York, cercada de seguranças, Tartakover trouxe para este cartaz sua experiência como designer e ativista político posicionando-se contra a violência que gera mais violência. Suas obras fazem parte de coleções permanentes de importantes museus da Europa, Japão e Estados Unidos e receberam diversos prêmios ● "Muitos de nós usamos outros nomes, para disfarce. No fundo, somos os Silva. Quando o Brasil foi colonizado, nós éramos os degredados. Depois fomos os índios. Depois fomos os negros. Depois fomos imigrantes, mestiços. Somos os Silva. Algumas pessoas importantes usaram e usam nosso nome. É por engano. Os Silva somos nós." Rubem Braga
Cartaz The Screen Family, Museu de Belas Artes, Le Locle, Suíça, 2012, © Helmo, cortesia de © Thomas Couderc e © Clément Vauchez (Links Studio Helmo / instagram Studio Helmo) / © Louise Bourgeois, Nature Study, escultura de biscuit, 1996 (Body of Art, Phaidon Editors, 2015) / Cartaz United Colors of Netanyahu, 1998, cortesia de © David Tartakover, Fotografia © David Karp (o premiê de Israel Binyamin Netanyahu e família, Nova York / Link The Palestine Poster Project Archives) / Rubem Braga, trecho de sua crônica Luto da família Silva ("família que não tem a mínima importância, mas que um dia ainda vai subir na política"), publicada em 1935, no jornal Folha do Povo, Recife