Páginas

terça-feira, 6 de novembro de 2018

Branco


O cartaz Radion, do artista gráfico polonês Tadeusz Gronowski (1894-1990), mostrando o poder branqueador do detergente pela transformação de um gato preto pulando num tanque de lavar e saindo de lá branco, ganhara em 1925 o grande prêmio da exposição de Arts Décoratifs em Paris ● Em 1918 o pintor Kazimir Malevitch cria a composição Quadrado Branco sobre Fundo Branco: "A combinação de branco sobre branco não oferece contraste, não conhece ideais místicos ou estéticos. O quadrado central está ligeiramente inclinado e parece liberto das leis da gravidade. O quadrado branco não se encontra nem à frente nem atrás, mas sim suspenso como nada no nada." A teoria desta arte abstrata a que denominou suprematismo foi redigida em um manifesto junto com Maiakóvski, em 1915 ● Antes de estudar pintura em várias escolas, Richard Hamilton (1922-2011), artista da Pop Art britânica, dedicou-se a uma carreira em design gráfico e publicidade. Em 1968, Hamilton foi convidado por Paul McCartney para projetar a capa e cartaz do nono disco dos Beatles. Embora tenha descoberto um repertório anterior quase inexplorado no visual da cultura comercial, há uma qualidade silenciosa no conceito de Hamilton, evidenciada pela simplicidade do design: The Beatles, mais conhecido como "White Album" ● "Uma tela inteiramente branca no centro da qual Jonas tinha apenas escrito, em caracteres minúsculos, uma palavra que se podia decifrar, mas que não se sabia se era solitário ou solidário". Albert Camus (Jonas / O exílio e o reino)
© Tadeusz Gronowski, cartaz Radion, 1925 (Richard Hollis, Design gráfico: uma história concisa, tradução Carlos Daudt, Martins Fontes, 2001) / Kazimir Malevitch, Quadrado Branco sobre Branco, 1918, óleo sobre tela, Museum of Modern Art (Jeannot Simmen, Kolja Kohlhoff, Kazimir Malevitch - vida e obra, tradução Marta Mendonça, Könemann, 2001) / The Beatles , White Album, 1968, design © Richard Hamilton, Tate Modern