Páginas

terça-feira, 27 de novembro de 2018

A roupa nova do imperador


Liberté = Wolność (Liberdade, em francês e polonês), por Roman Cieślewic(1930-1996), cartaz em que a imagem pintada protagoniza a maior carga de significantes da mensagem — objetivos e subjetivos —, reduzindo a presença da tipografia, característica da escola polonesa de design, para manifestar sua solidariedade à proibição da pena de morte na França, abolida em 30 de setembro de 1981, e manifestar sua solidariedade às lutas contra a opressão: decretado estado de sítio na Polônia, em 13 de dezembro de 1981 ● As capas da Piauí fazem parte do conteúdo editorial da revista. Em 2016, Dilma Rousseff é afastada e Michel Temer assume interinamente a presidência da República. Ilustração de Nadia Khuzina, artista russa radicada na Califórnia, uma apoiadora de Donald Trump, editora do blog de charges políticas, Pencils Will Not Save Us. Recentemente Temer emendou um modus vivendi: ignorando o ajuste fiscal e o aumento dos gastos públicos, sancionou reajuste salarial dos ministros do STF ● "Que lugar as imagens ocupam entre outros tipos de evidência histórica? Uma solução mais comum para o problema de tornar concreto o abstrato é mostrar indivíduos como encarnações de ideias ou valores. As imagens de governantes são frequentemente em estilo triunfante". A escultura de Donald Trump faz parte do projeto The Emperor Has No Balls (O Imperador Não Tem Bolas), do coletivo INDECLINE, formado por grafiteiros, músicos, cineastas, fotógrafos e ativistas. Os pequenos detalhes da estátua reforçam a mensagem de protesto contra a visão política e as declarações polêmicas de Trump  Stefan Sagmeister, formado em design gráfico na University of Applied Arts, em Viena, e mestrado no Pratt Insitute, em Nova York. Um de seus projetos mais conhecidos, o cartaz de palestras da AIGA Detroit, onde as informações foram escritas com um estilete em seu próprio corpo. Sagmeister obteve um resultado autêntico ao tentar transmitir visualmente a dor que acompanha a maioria dos projetos de design.
© Roman Cieślewicz, cartaz Liberté = Wolność , 1981 / Capa da revista Piauí 116, maio 2016, cortesia © Nadia Khuzina / © INDECLINE / Ginger, Naked Trump, 2016, escultura de resina (Link This is Indecline) / (Peter Burke, Testemunha ocular: história e imagem, tradução Vera Maria Xavier dos Santos, EDUSC, 2004) / © Stefan Sagmeister, pôster AIGA Detroit, 1999, fotografia © Tom Schierlitz (Link Sagmeister & Walsh)