Páginas

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Boi


Cartaz de Morte e vida severina, por Mello Menezes, filme dirigido por Zelito Viana, baseado no Auto de Natal (1954-55) do poeta pernambucano João Cabral de Melo Neto. O designer Chico Homem de Melo fez uma análise do cartaz deste premiado artista plástico, gráfico e escritor: "Os esqueletos de boi e de homem são separados e ao mesmo tempo unidos pelo bloco de texto – as linhas horizontais interrompem, as diagonais unem. O célebre poema narrativo de João Cabral de Melo Neto reza: Esta cova em que estás, / com palmos medida, / é a conta menor / que tiraste em vida. A bipartição da figura sugere os planos acima / abaixo da terra, e também uma equivalência entre boi e homem, os dois seres irmanados na mesma vida severina." Desde o início dos anos 1960, Mello Menezes participou em inúmeros projetos de capas de disco de personalidades como Aldir Blanc, João Bosco, Ivan Lins, entre outros. Amigo pessoal de Menezes, Aldir Blanc o chama de "inventor do azul"  Na capa de Eye, revista de design gráfico editada por Rick Poynor, arte de Alexey Brodovitch (1898-1971), publicada inicialmente na revista Portfolio, em 1950, para ilustrar matéria sobre a estética das marcas de gado - costume medieval criado pelos conquistadores espanhóis, na primeira metade do século 16. Designer gráfico, fotógrafo, diretor de arte da revista Haper’s Bazaar e professor, Brodovitch lançou a Portfolio no final de 1949, editada por George Rosenthal e o jornalista Frank Zachary. A Portfolio durou apenas três edições, e é considerada uma das revistas de artes gráficas e industriais mais influentes do século 20  Os anos 70 seriam de uma importância fundamental para o fotógrafo paulistano Edgar Rocha, neste período fixou-se na ilha de São Luís, no Maranhão. Registrando aspectos da cultura local, Edgar criou um acervo fotográfico da paisagem material, manifestações culturais e festas populares como o Bumba-meu-boi, Auto sobre a morte e ressurreição de um boi, o folguedo de maior significação estética e social do folclore brasileiro. Imagens do centro histórico e as embarcações à vela, tradicionais da escola de Sagres, estão entre os seus temas preferidos, e aí teria descoberto em sua total força a paixão pelo mar. Na fotografia de Edgar Rocha, dois elementos expressivos das vestes dos brincantes, vivamente coloridas se mesclam como nos caleidoscópios. 
© Mello Menezes (cartaz Morte e vida severina, filme do diretor Zelito Viana, 1977 / Chico Homem de Melo e Elaine Ramos (Orgs.), Linha do tempo do design gráfico no Brasil, Cosac Naif, 2011. Reprodução gentilmente cedida. Todos os direitos reservados a Mello Menezes. Link Mello Menezes) / © Alexey Brodovitch (Eye magazine # 8, 1993) / © Edgar Rocha (Bumba-meu-boi, São Luís, Maranhão. Fotografia gentilmente cedida. Todos os direitos reservados a Edgar Rocha. Link Maranhão... Mistérios do Brasil)