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domingo, 30 de outubro de 2011

Apropriação


Exemplos de projetos gráficos que, recorrendo a uma ampla memória de códigos visuais, provocam novos modos de ver A série de cartazes iRaq, divulgada por toda Los Angeles em 2004, substitui as silhuetas de jovens dançando da campanha iPod, pelas imagens de prisioneiros iraquianos sendo torturados O mesmo uso simbólico na capa do jornal Riverfront Times, por Tom Carlson, para ilustrar uma matéria sobre o tratamento cruel contra as aves nas granjas industriais Desenvolvido pelo designer Hans Meiboom, o pôster anuncia um evento teatral no Stadsschouwburg, Amsterdã. Para caracterizar o debate que se estabelece entre comunismo e consumismo, a representação de dois ícones opostos, Che Guevara e Mickey Mouse O Green Movement, criado por um fotógrafo iraniano com o pseudônimo Green Bird, surgiu em resposta à repressão política no Irã, após as eleições presidenciais em 2009, quando Mahmoud Ahmadinejad declarou vitória antes da contagem de todos os votos. Where is my vote? cartaz de protesto do movimento apropria-se da imagem de propaganda criada por Rodchenko para a editora Gosizdat, em 1924. 
Cartaz iRaq, autor desconhecido (Los angeles, 2004) / © Tom Carlson (capa do Jornal Riverfront Times) / © Hans Meiboom (Idealen?!, Amsterdã, 2005, Arc Design # 46 / Catalysts) / Where is my vote? (Irã, 2009 / SocialDesignZine)