Páginas

domingo, 26 de abril de 2020

Poesia


Parafraseando o artista, cartunista Rafael Corrêa: Poesia, Ele, o canalha, não suporta poesia "Eu quero a estrela da manhã/ Onde está a estrela da manhã? / Meus amigos meus inimigos / Procurem a estrela da manhã / Ela desapareceu ia nua / Desapareceu com quem? / Procurem por toda parte / Digam que sou um homem sem orgulho / Um homem que aceita tudo / Que me importa? / Eu quero a estrela da manhã / Três dias e três noites / Fui assassino e suicida / Ladrão, pulha, falsário / Virgem mal-sexuada / Atribuladora dos aflitos / Girafa de duas cabeças / Pecai por todos pecai com todos / Pecai com os malandros / Pecai com os sargentos / Pecai com os fuzileiros navais / Pecai de todas as maneiras / Com os gregos e com os troianos / Com o padre e com o sacristão / Com o leproso de Pouso Alto / Depois comigo / Te esperarei com mafuás novenas cavalhadas / comerei terra e direi coisas de uma ternura tão simples / Que tu desfalecerás / Procurem por toda parte / Pura ou degradada até a última baixeza / Eu quero a estrela da manhã" (Estrela da manhã, Manuel Bandeira● "poesia em tempo de fome / fome em tempo de poesia / poesia em lugar do homem / pronome em lugar do nome / homem em lugar de poesia / nome em lugar de pronome / poesia de dar o nome / nomear é dar o nome / nomeio o nome / nomeio o homem / no meio a fome / nomeio a fome" (versos de Servidão de passagem - proêmio, Haroldo de Campos) ● "A folha da mangueira / cai na pele imóvel / da piscina. / E acerta no alvo / que ela mesma / determina. / Sou feito desse acaso. / Em mim, a eternidade termina" (Por acaso, Claudio Mello e Souza) ● "Os pássaros apressam o céu" (3 X 4, Armando Freitas Filho) ● "O que é a poesia que não salva nações ou povos?" (Czeslaw Milosz)