Páginas

sexta-feira, 5 de abril de 2019

Absurdo


No livro La cantatrice chauve (A cantora careca), "antipeça" de Eugène Ionesco (1909-1994), o tipógrafo, diretor de arte e editor Massin (que parou de usar seu primeiro nome, Robert, na década de 1950) projetou no papel todas as nuances, inflexões e tiques que os atores viviam no palco. Massin conferiu a cada personagem uma tipografia específica que representava uma determinada voz, por exemplo, as mulheres expressando-se em itálico. Ele adotou mudanças de escala, efeitos de zoom e close-up do cinema e da história em quadrinhos. As palavras são dispostas obliquamente e se sobrepõem, combinadas às fotografias de Henry Cohen — com filme de alto contraste — dos atores. "Massin encontrou um equivalente gráfico: na parte em que a cortina do teatro se abria e revelava um palco escuro, as páginas do livro eram pretas, em outras partes, usaram-se folhas em branco, não impressas, para representar o silêncio. A interpretação gráfica de Massin estava conceitualmente sincronizada com a sátira existencial de Ionesco sobre linguagem e lógica" A cantora careca, primeira obra teatral de Eugène Ionesco — escrita em 1949 e encenada no ano seguinte — expressa a angústia dos personagens, resume nossa angústia. A peça abriu para o espectador um mundo moderno, grotesco e desumanizado. Assim como os personagens de Ionesco que trocam palavras banais, mecanicamente, nosso presidente da república e ministros de extrema-direita são apenas marionetes, engolfados em ideias estapafúrdias e declarações absurdas — em meio a um retrocesso social: "A censura do puritano se alimenta com furor de sua inveja. Quanto mais ele demonstra — e mesmo quanto mais ele se defende contra si e odeia a si próprio por não ser, ou não poder ser o feliz outro que ele detesta..." (Paul Valéry, A serpente e o pensar)
© Massin (La cantatrice chauve, Gallimard, 1964 / Steven Heller, Linguagens do design: compreendendo o design gráfico, tradução Juliana Saad, Rosari, 2007 / Richard Hollis, Design Gráfico: uma história concisa, tradução Carlos Daudt, Martins Fontes, 2001) / (montagem de fotos sobrepostas à reprodução do livro de Massin)