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segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Detetives


Capa de Line-up detective crime (1951), de George Gross (1909-2003), um dos  ilustradores de pulp fiction da época, com suas personagens sedutoras, vilanescas e letais. Publicadas nos Estados Unidos entre os anos 1924 e 1969, as revistas pulp cobriam uma gama de gêneros - terror, mistério, aventura e policial - histórias de crimes reais contendo sexo, violência, sangue e mutilação, fizeram grande sucesso durante o período de guerra. O país era fascinado pelos fora da lei. As revistas sumiam das bancas a cada edição  Cartaz do artista gráfico e cenógrafo alemão Josef Fenneker (1895-1956) para o filme Der unsichbare Dieb (O ladrão invisível, 1920), de Gernot Bock-Stieber. Desde a proclamação da chamada Lei Cinematográfica do Reich em 1920, que justificava uma censura cinematográfica, todos os desenhos de cartazes tinham de ser aprovados pelos serviços de controle em Berlim ou em Munique. Fenneker desenhou os seus primeiros cartazes, principalmente os expressionistas, para os palácios cinematográficos frequentados pela classe média, como a famosa sala Marmorhaus, onde estreou O gabinete do doutor Caligari (1920), de Robert Wiene. Siegbert Goldschmidt, diretor da Marmorhaus, escrevia sempre o seu nome nos cartazes, mesmo quando o realizador ou os atores não eram mencionados. O sociólogo e crítico cultural Siegfried Kracauer (1889-1966) viu Hitler no Dr. Caligari. "Em filme após filme ele viu a sombra do que estava para vir - e do que tinha vindo na época em que completara suas investigações."  Ilustração da série The Spirit (1940), do desenhista norte-americano Will Eisner (1917-2005). Denny Colt é um personagem totalmente humano, um herói sem poderes especiais, um detetive falível o bastante para cometer erros e levar uns sopapos quando estivesse na ativa. The Spirit foi uma revolução: a escrita inovadora de Eisner, os planos cinematográficos, a influência do expressionismo alemão e as singulares splash pages (página de abertura da história). Eisner desenhou até morrer, aos 87 anos. "O mais significativo é que a obra de Eisner continuou a ser publicada. Numa ironia da qual ele teria gostado, sua última aventura com Spirit, o último trabalho que ele havia entregado antes de ir para o hospital, foi publicada na série em quadrinhos de Michael Chabon, O escapista"  Em 1973, Robert Altman (1925-2006) foi convidado para direção de The Long Goodbye, baseado no clássico de Raymond Chandler (1888-1959), mais um episódio na saga do detetive Philip Marlowe. A recusa foi enfática: um filme noir dos anos 40 não estava em seus planos. O projeto anterior mais conhecido foi The Big Sleep (1946), dirigido por Howard Hawks e protagonizado por Humphrey Bogart. Apenas quando a United Artists mencionou o nome de Elliot Gould para o papel de Philip Marlowe, e lendo o roteiro de Leigh Brackett, que mudava, e muito, o final do livro, Altman topou na hora. Colocou em seu contrato uma cláusula inédita que impedia o estúdio de modificar o final do filme em qualquer etapa da produção. Em The Long Goodbye (1973) a câmera nunca para de se mover e sempre aleatoriamente, não que haja algo proibido sendo mostrado, apenas o espectador é que não deveria estar lá.
© George Gross (capa Line-up detective crime, 1951) / © Josef Fenneker (cartaz Der unsichtbare Dieb, 1920 / catálogo Filmplakate aus der Weimarer Republic, Goethe-Institut, 1986 / Leif Furhammar e Folke Isaksson, Cinema e política, tradução Júlio Cezar Montenegro, Editora Paz e Terra, 1976. Reprodução / link Flickr) / © Will Eisner (splash page de The Spirit de 30 de novembro de 1947. © Will Eisner Studios Inc. / Denis Kitchen Art Agency. Reprodução, cortesia de Carl M. Gropper. Link Will Eisner / Michael Schumacher, Will Eisner: um sonhador nos quadrinhos, tradução Érico Assis, Editora Globo, 2013 / Eisner e a vida, sua arquiinimiga, por Carlos Haag, revista Bravo, 2006) / Cartaz The Long Goodbye, 1973 / Reprodução Robert Altman Gallery (catálogo da mostra As muitas vidas de Robert Altman, curadoria de Angelo Defanti, Centro Cultural Banco do Brasil, 2008)