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domingo, 25 de agosto de 2013

Artefatos


Granada ARGES HG 84, leva 5 segundos para explodir após ser acionada. O químico e industrial sueco Alfred Nobel (1833-1868) possuiu um total de 355 patentes – as mais importantes das quais na área de explosivos: a cápsula detonadora para nitroglicerina, gelignite, a chamada gelatina explosiva e a balistite, ou pólvora de Nobel, revolucionaram a tecnologia das munições militares. No seu testamento, Nobel estipulou que a maior parte de seu patrimônio fosse administrada por uma fundação, e os dividendos distribuídos, em forma de prêmios, àqueles que, durante o ano precedente, tivessem prestado os maiores benefícios à humanidade  Capa da Domus, revista italiana especializada em arquitetura, arte e design, projeto do casal de artistas gráficos Tibor (1949-1999) e Maira Kalman. Mix it up, a capa que Maira desenvolveu para a revista era uma pintura composta por um batedor de ovos da coleção de Tibor. A composição do texto enfatiza a ideia de movimento. Segundo o sociólogo Jean Baudrillard "a posse jamais é a de um utensílio, pois este me devolve ao mundo, é sempre a de um objeto abstraído de sua função e relacionado ao indivíduo. Todo objeto tem desta forma duas funções: uma que é a de ser utilizado, a outra a de ser possuído"  Publicidade do escritório Eames para a cadeira plywood, fabricada e comercializada pela Herman Miller em 1951. O casal Charles (1907-1978) e Ray Eames mudaram a forma de como o mundo se senta. Além de mobiliário, os Eames criaram talas para o exército americano, projetos de arquitetura, a casa dos Eames – construção organizada a partir de elementos estruturais para pronta entrega, além de filmes, exposições e espetáculos multimídia. Em sua qualidade de designer e editor, Tibor Kalman disse: "Charles e Ray mudaram tudo"  Nas décadas de 60 e 70, grande parte do trabalho gráfico japonês, especialmente na área dos cartazes, usava imagens cuja relação com o produto anunciado era distante. Quando foi solicitado a Shigeo Fukuda (artista plástico e gráfico de grande prestígio internacional, 1932-2009) projetar uma série de cartazes sobre o tema da poluição ambiental, ele abordou o problema de um ângulo inesperado. Para refletir sobre as causas e consequências do desenvolvimento urbano e industrial sem planejamento, Fukuda mostrou objetos do cotidiano sem valor de uso  O historiador Rafael Cardoso ressalta que, "saber compreender os artefatos é saber que eles mudam no tempo, impelidos pela ação dos usuários e condicionados pela força do ambiente, até os limites suportados por sua materialidade." Um mundo de objetos que se modifica diante de nossos olhos: "Assim como quase não há mais substância que não tenha seu equivalente plástico, também não há mais gesto que não tenha seu equivalente técnico" (Jean Baudrillard). 
Granada / foto reprodução Colors # 9 / © Design Tibor e Maira Kalman (Domus # 801, fevereiro de 1998 / Peter Hall, Michael Bierut, Tibor Kalman: Peverse optimist, Princeton Architectural Press, 2000 /Jean Baudrillard, O sistema dos objetos, Editora Perspectiva, tradução Zulmira Ribeiro, 1973) / © The Eames Office (Publicidade, Molded Plywood, 1951 / Naomi Stungo, Charles e Ray Eames, Cosac Naify, 2000) / © Design Shigeo Fukuda (cartaz da série Environmental Pollution, 1973 / Graphis # 178) / (Rafael Cardoso, Design para um mundo complexo, Cosac Naify, 2012).