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domingo, 27 de novembro de 2011

Pente


Capa do catálogo para divulgação dos trabalhos do Push Pin Studios, exibido pela Mead Library of Ideas em Nova York. Criado em 1953 pelos designers Seymour Chwast, Reynold Ruffins, Edward Sorel e Milton Glaser, até 1970 o Push Pin Studios cultivou e promoveu uma interpretação visual mais livre, caracterizada pelo uso de cores psicodélicas e estilos de tipografia Um elemento inesperado foi o ponto de partida do processo criativo do cartaz para evento internacional sobre o tema Design Gráfico e Globalização, realizado pela Escola Panamericana de Arte, com direção de criação de Rico Lins, designer brasileiro formado pela Esdi - Escola Superior de Desenho Industrial e membro da Alliance Graphique Internationale O artista gráfico Woody Pirtle começou sua carreira trabalhando com Stan Richards (Richards Group, Dallas), e onde desenvolveu o logotipo Hair. Em 1988, Pirtle recebeu um convite para integrar a equipe do escritório de design Pentagram  Ao longo da década de 1960, é por meio dos cabelos que os jovens se afirmam. Para o filósofo Jean Baudrillard (1929-2007), "a ironia das novas gerações é fruto de um absoluto narcisismo, sem qualquer ilusão." James Brown e Elvis Presley são alguns dos nomes de uma constelação de artistas que antes das performances e fotografias, rapidamente sacavam de seus bolsos um pente. 
© Seymour Chwast e © Milton Glaser (cartaz Fifteen Years of Heartache and Aggravation, Mead Library of Ideas, 1969, Nova York) / © Rico Lins (cartaz Design Global / Regional, Escola Panamericana de Arte, W/Brasil, 1996 / Link Rico Lins) / © Woody Pirtle (logotipo Mr. and Mrs. Aubrey Hair, 1975, Dallas) / Da série de bonecos de Elvis Presley