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domingo, 2 de outubro de 2011

Combinações


Robert Rauschenberg (1925-2008) comprou o bode em um impulso, e seu problema, durante anos (1955-59), foi saber como transformar o bode angorá empalhado, em arte. Rauschenberg contornou o corpo do animal com um pneu pintado de branco instalando-o sobre uma colagem esculpida. A explicação do artista: o pneu em torno do bode foi algo tão familiar e inevitável quanto o próprio bode. As origens dos seus quadros, colagens e montagens (por alguma razão, o mundo artístico aceitou o seu termo combinação), residem nos objetos reais incorporados ou reproduzidos em suas composições Uma conexão entre duas imagens de objetos, até então independentes, expressa o estilo particular de Carmen Miranda, a pequena notável Retratos selecionados por Alan Fletcher foram combinados de modo a criar o rosto de uma pessoa real. Reconhecemos a figura, entretanto, o cartaz reúne segmentos das obras dos seguintes artistas: Ceri Richards, Laurence Olivier, Frank Leaves, Graham Sutherland, Julian Trevelyan e John Pope-Hennessy O quasar, poesia concreta de Augusto de Campos "uma arte geral da palavra através da eliminação de qualquer elemento subjetivo: 'o poema-produto: objeto útil'." Uma poesia que incorpora os signos visuais e sonoros à sua linguagem Quasar. Astr. qualquer objeto cósmico, de aspecto estelar, que emite ondas de rádio mais intensas que as galáxias.  
Robert Rauschenberg (Monogram, 1955-59, Centre Pompidou, Paris) / Pentagram (Projeto: Summing up the creative process / Aiga - American Institute of Graphis Arts, St. Louis, Missouri, 1992) / Alan Fletcher (National Portrait Gallery, Londres) / Augusto de Campos (O quasar, 1975 / Plano-piloto para poesia concreta? Aracy Amaral, org. Noigrandes, 1958)