Páginas

domingo, 28 de agosto de 2011

Cor


Nas ilustrações do artista alemão Heinz Edelmann (1934-2009) há uma atmosfera inconfundível que permite a sua identificação, apesar da ausência de uma assinatura. Em 1967-68, Edelmann fez os desenhos para o filme Yellow Submarine, animação criada no contexto da pop art com figuras dos Beatles, animais estranhos e a gama de cores incomuns, amarelo canário desbotado, azul da Prússia, vermelho framboesa e verde pistache Durante a Revolução Cultural (1966 -1976), Mao Tsé-Tung (1893-1976) atraiu multidões com uma proposta radical de alteração da sociedade chinesa. O grande instrumento dessa transformação foram os estudantes em passeatas, autodesignando-se guardas vermelhos, usando braçadeiras dessa cor e empinhando um livrinho onde estavam contidos os princípios ideológicos Aqui no Brasil, o sistema classificatório "cor ou raça" nos levantamentos do censo pelo IBGE, baseado predominantemente na aparência, é a característica declarada pelas pessoas de acordo com as seguintes opções: branca, preta, amarela, parda ou indígena O período azul (1901-1904) de Pablo Picasso (1881-1973), iniciado em Paris, continua em Bacelona. A monocromia azul invade progressivamente suas telas, apesar de algumas pinceladas de cor, é a fase mais difícil do jovem artista andaluz, a mais mítica, mas também a mais misteriosa, por ser bastante mal conhecida. No iníco de 1905, o rosa, o escarlate ou carmesim, o salmão aparecem em sua pintura. 
© Heinz Edelmann (Yellow submarine, fotograma, 1968) / cartaz do filme Platform, de Jia Zhang-Ke, 2000 / Precise Colour Reproduction (publicidade, Eye magazine,1998) / Pablo Picasso (Autorretrato Azul, 1901, Paris)