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terça-feira, 16 de abril de 2013

Logotipos


His Master’s Voice (A Voz do Dono), obra do pintor inglês Francis Barraud (1856-1924) foi rejeitada na exposição anual de verão da Royal Academy de Londres. Barraud então tentou vendê-la a um fabricante de fonógrafo, que também recusou. Depois de modificar sua pintura, substituindo o fonógrafo pelo último modelo de um gramofone, o cão Nipper se tornou marca registrada da Gramophone Company, e mais tarde RCA Victor. Há alguns anos, quando a gravadora cogitou a modernização radical do logo, houve fortes protestos Capa da Playboy, revista editada por Hugh Hefner, com projeto gráfico e o famoso logotipo do artista e designer gráfico Arthur (Art) Paul. A simplicidade era uma qualidade, o objetivo de Paul era criar o efeito de um objeto especial. Paul estudou no Art Institute e no IIT (Institute of Design de Chicago). Em 1982, ele se aposentou do cargo de diretor de arte da revista para estabelecer seu próprio estúdio. Os seus dois filhos acreditavam que Paul trabalhava para um coelho  Não se sabe ao certo como surgiu a ideia da marca Penguin. Uma versão conta que o logo foi criado pelo funcionário Edward Young. A pedido do editor Allen Lane, em 1934 Young visitou o zoológico de Londres e voltou com alguns esboços do pinguim. Quinze anos depois, o designer gráfico Jan Tschichold (1902-1974) redesenhou o logotipo que conhecemos hoje. Para impulsionar a venda da coleção, Lane foi visitar Clifford Prescott, o comprador da cadeia de lojas Woolworth. A senhora Prescott concordou em vender os livros, em sua opinião, tão necessário quanto meias e chá. George Orwell resumiu sua reação a essa novidade: "Na qualidade de leitor, aplaudo os Penguin Books; na qualidade de escritor; excomungo-os" ● Logo criado pelo artista e designer gráfico Giorgio Pesce para a Dada Prod., uma organização de assessoria para a produção de projetos artístico-culturais. Pesce estudou na École d'Art Cantonale de Lausanne (ECAL), e em cursos de formação na Espanha e França. Abriu seu escritório de design em 1995, o Atelier Poisson, em Lausanne, Suíça. O projeto de identidade visual do Atelier foi inspirado em seu sobrenome: Pesce (peixe, em italiano) e Poisson (peixe, em francês). Para o site, Giorgio selecionou imagens de peixes, polvos e crustáceos. Ele também realizou um trabalho de pesquisa iconográfica, incorporando de uma maneira criativa e inteligente, a personalidade visual do escritório.
Logo His Master's Voice (Foto © Image Bank / Alan Fletcher, The art of looking sideways, Phaidon, 2001) / © Art Paul (capa Playboy / Foto © Morton Shapiro, junho de 1957) / Jan Tschichold (capa Penguin Books / Alberto Manguel, Uma história da leitura, tradução Pedro Maia Soares, Companhia das Letras, 1997) /  © Giorgio Pesce (logo Dada Prod. / Reprodução gentilmente cedida. Todos os direitos reservados a Giorgio Pesce / link Atelier Poisson)